top of page
Buscar
Foto do escritorCelso Henrique A. de Lima

SEGURO FIANÇA ou SEGURO DE LOCAÇÃO: 3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER :

Atualizado: 14 de fev. de 2020

O QUE É, COMO FUNCIONA PARA GARANTIA DE LOCAÇÃO E QUAIS AS ALTERNATIVAS?






Neste artigo irei apresentar a você como é o SEGURO FIANÇA ou SEGURO DE LOCAÇÃO e as várias alternativas a ele oferecidas pelo mercado de garantias locatícias.

Você irá conhecer e será habilitado a escolher a melhor opção para resolver seu problema de GARANTIA DE ALUGUEL, sabendo conscientemente qual será mais adequada ao seu perfil e necessidade.


SEGURO FIANÇA ou SEGURO DE LOCAÇÃO é uma forma de se contornar as dificuldades encontradas quando se precisa alugar um Imóvel, no tocante a apresentação de fiadores, mas esta não é a única e nem a melhor solução de seus problemas.


Se você já buscou ou está em busca de alugar um imóvel, residencial ou comercial, certamente se deparou com uma barreira quase intransponível de exigências, entre as quais devemos salientar a solicitação de apresentação de um ou mais fiadores, com patrimônio superior ao do valor da somatória dos aluguéis e com imóveis quitados localizados na praça alvo dos candidatos a locatários.


Esta solicitação é um sério entrave, mesmo porque a maioria dos candidatos se sente constrangida em pedir a alguém que se disponha a servir de fiador e, quando tem algum parente ou amigo disposto a assumir esta função, os mesmos nem sempre possuem o perfil exigido pelas imobiliárias.


Para solucionar este impasse, e destravar as operações de locação de imóveis, algumas imobiliárias-- a maioria atualmente – passaram a aceitar formas alternativas de garantia de pagamento de aluguéis e possíveis danos causados aos imóveis.


Os agentes financeiros já oferecem há tempos o seguro fiança e outros produtos que veremos adiante, como solução às dificuldades geradas pela exigência de fiadores.


Esta prática está se disseminando e caindo na simpatia dos consumidores e o SEGURO FIANÇA pode ser enquadrado em duas categorias: SEGURO FIANÇA SIMPLES OU SEGURO FIANÇA COMO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO. Veremos agora as características de cada um deles.


SEGURO FIANÇA SIMPLES, o inquilino paga uma taxa que varia de 8 a 15% do valor do aluguel, dependendo do agente financeiro e dos itens segurados. Este dinheiro deve ser computado como despesa adicional uma vez que não será devolvido ao final do contrato.


SEGURO FIANÇA COMO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO. Neste caso, no final do contrato de locação o locatário recebe o dinheiro aplicado corrigido, além de usufruir de outras vantagens como assistência de manutenção de vidraceiros, eletricistas e chaveiros e ainda concorre a prêmios que podem chegar a 15 X o valor do TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO. Normalmente, o valor do título pedido pelas imobiliárias é de 6 a 12 X o valor do aluguel, devendo ser negociado entre locador e locatário.


Além das modalidades de garantia apresentadas acima, a lei do inquilinato prevê outras duas, a saber:


CARTA FIANÇA- É uma garantia fornecida por uma instituição financeira garantindo ao locador que se o locatário não pagar o aluguel ou encargos, a instituição emitente o fará. Posteriormente, o locatário será acionado judicialmente para ressarcimento das perdas da garantidora. A diferença entre esta modalidade e o seguro fiança é que a carta de fiança possui uma indenização máxima pré-fixada. ou seja, se o prejuízo for maior do que o limite da apólice, o proprietário assumirá uma perda.


DEPÓSITO CAUÇÃO- É um depósito em caderneta de poupança em nome do locador, em um valor correspondente a 3 ou seis meses de aluguel, devendo ser negociado entre as partes. Se os pagamentos estiverem corretos, ao final do contrato o locatário deverá ser reembolsado com valores corrigidos. Se o locador não fizer a devolução, será processado.


COMPARANDO AS MODALIDADES DE GARANTIA DE LOCAÇÃO.


Como pudemos ver, são várias as alternativas que se apresentam ao candidato a locador para efetuar uma garantia de locação: Fiador, Seguro Fiança, Carta Fiança, Depósito Caução e finalmente, Título de Capitalização.

UM FIADOR é sempre muito problemático por ser causador de imenso desconforto entre o pretendente a locador e a pessoa requisitada para assumir um risco financeiro que não lhe pertence.


O SEGURO FIANÇA e a CARTA FIANÇA apresentam custos relativamente altos considerando que são valores que não mais serão ressarcidos ao inquino. Na verdade, está-se pagando muito caro pela garantia se relacionarmos estes custos com o valor final dos aluguéis. Não são uma boa opção para o locador.


O DEPÓSITO CAUÇÃO e o TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO são as opções que se destacam como melhores diante de uma análise mais cuidadosa sob a ótica financeira. Ambas apresentam a vantagem de o locatário obter o reembolso integral corrigido monetariamente durante período em que estiverem retidos. Nos dois, os valores a serem pagos são semelhantes, sendo que a forma de correção monetária é que é diferente.


COMPARATIVO ENTRE SEGURO FIANÇA E TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO PARA GARANTIA DE ALUGUEL

*Infográfico extraído de Seguros & Previdência.com de autoria de Anderson Ojope https://seguroseprevidencia.com/seguro-fianca-ou-titulo-de-capitalizacao/


O QUE É?

Seguro Fiança Locação

É o seguro que garante ao proprietário o pagamento de aluguéis e outros encargos relativos ao imóvel em caso de inadimplência.

A seguradora paga ao proprietário os valores em aberto e busca o ressarcimento junto ao inquilino judicialmente, se necessário.

Pode ser contratado na locação de imóveis residenciais e comerciais desde que localizados em regiões urbanas.


Título de Capitalização Garantia de Aluguel

É o título de capitalização criado especialmente para servir como garantia em contratos de locação de imóveis.

Em caso de inadimplência pode ser resgatado pelo proprietário ou imobiliária, para quitar débitos do inquilino.

Não existem restrições quanto a localização, urbana ou não.


CONTRATAÇÃO

Como contratar?

Seguro Fiança Locatícia

É preciso ser aprovado na análise cadastral da seguradora, onde são verificados a renda, e o histórico financeiro do pretendente.

Quem Possui um histórico financeiro ruim e tem alguma restrição cadastral, pode ter que pagar taxas mais altas ou até ter sua proposta recusada.

Título de Capitalização Para Aluguel

Não é necessário se submeter a qualquer tipo de análise cadastral para contratar o Título de Capitalização.

Basta ser maior de 16 anos, e pagar o valor combinado com o proprietário para contratar o Título.


É preciso comprovar renda?

Seguro Fiança Locatícia

Sim, é preciso comprovar renda igual ou superior a 3 X o valor do aluguel, ou seja, você não poderá comprometer mais do que 30% de sua renda com Aluguel.

Título de Capitalização Para Aluguel

Não, para contratar um título de capitalização não há necessidade de comprovação de renda.


Quanto custa?

Seguro Fiança Locação

O custo anual varia entre 1 e dois aluguéis anuais

Título de Capitalização Para Locação

Na maioria das vezes o custo fica entre seis a doze vezes o valor do aluguel.


Quais as formas de Pagamento?

Seguro Fiança Locação

À vista ou parceladamente através de boleto, débito em conta, cartão de crédito, ou embutido no valor do Aluguel.

Título de Capitalização Para Locação

Sempre à vista, através de boleto antes do início da locação.


Recuperação do dinheiro aplicado no final do contrato de locação?

Seguro Fiança Locação

Não, é uma despesa definitiva.

Título de Capitalização Para Locação

Sim, com correção monetária e juros. É reserva remunerada e com direito a prêmios de até 15 vezes o valor do título


MAS, ENTÃO QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Como pode ser observado no infográfico acima, as duas modalidades têm características diferentes, e devemos levar em consideração o perfil do contratante e a sua capacidade financeira. Caso haja disponibilidade de grana, a opção do TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO se apresenta como a melhor das duas, por poder ser resgatado no final do contrato, deixando assim de ser um dinheiro perdido.

ONDE CONTRATAR O TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO?

Se o leitor está interessado nesta opção de garantia de aluguéis, consulte a PH Consultoria Financeira, agente credenciada pela Caixa Econômica Federal para contratação seguros e títulos de capitalização e terá a melhor orientação e atendimento.








PH CONSULTORIA FINANCEIRA

Endereço: Rua 11, 163 Qd75 Lt 3E, Setor Central, Goiânia, GO, CEP 74015-17

Visite nosso site: http://www.consultoriaph.com/





32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page